Sindicato anuncia fim da greve dos garis e retorno gradual às atividades
Categoria reivindicava pagamento de horas extras no período junino e a concessão de folgas

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS/Arquivo
O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Bahia (Sindilimp-BA) anunciou, no início da tarde desta terça-feira (23), o fim da greve dos garis no estado. Em nota publicada nas redes sociais, a entidade informou que a decisão foi tomada "após avanços nas negociações com as empresas do setor de limpeza urbana". Assim, os garis e margaridas baianos iniciam o retorno gradual às atividades.
Ainda segundo o Sindilimp-BA, a mobilização da categoria, realizada em todo o país, levou a acordos pelo pagamento de horas extras no período junino e a concessão de folgas para os trabalhadores. O sindicato informou, ainda, que seguirá mobilizado pela aprovação do projeto de lei (PL) 4146/2020, que visa à implantação da escala 5x2, e pela valorização da categoria.
Na capital, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) comunicou que a operação de coleta de resíduos sólidos será retomada no turno da noite desta terça-feira e passará a funcionar com 100% da capacidade a partir de quarta-feira (24). Os demais serviços de limpeza urbana também terão suas operações integralmente restabelecidas na mesma data, disse a Limpurb por meio de nota.
Prefeitura chegou a acionar a Justiça
Ainda nesta terça-feira, antes do anúncio do Sindilimp-BA, a prefeitura de Salvador acionou o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) pedindo a declaração de ilegalidade da greve, sob pena de multa diária de R$ 300 mil.
A prefeitura argumentou que a coleta de resíduos é um serviço essencial e que, devido ao fato de o motivo da greve se tratar de uma pauta federal, o município não possui competência para deliberar sobre o tema.


