Gustavo Gayer é condenado a pagar indenização ao PT por divulgar fake news sobre atentado a Bolsonaro
Indenização foi fixada no valor de R$20 mil

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios a pagar R$20 mil por danos morais ao Partido dos Trabalhadores (PT). O parlamentar teria divulgado uma informação falsa relacionando a legenda ao suposto atentado sofrido por Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018.
Gayer publicou em suas redes sociais um vídeo dizendo que o PT teria mandado Adélio Bispo atacar Bolsonaro, em Juiz de Fora (MG). Os advogados da sigla disseram que a acusação "já foi desmentida por investigações oficiais" e que "não possui qualquer base factual".
De acordo com a decisão do juiz responsável pelo processo, a declaração do deputado "extrapolou os limites da liberdade de expressão", e que Gayer não está protegido pela imunidade parlamentar.
O juiz considerou que a publicação atingiu a honra e a imagem do PT e que o alcance das redes sociais potencializou o dano. A retirada do vídeo também foi determinada.


