Contas de luz seguem com bandeira amarela no mês de julho, decide Aneel
Agência alerta para período seco no Brasil e pede consumo consciente

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu na última sexta-feira (26) manter a bandeira amarela para contas de luz do mês de julho.
Com a decisão, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$1,885 para cada 100 kWh.
Segundo a agência, a medida reflete o período seco no Brasil, "que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado".
Em nota, a agência reforça a importância de manter hábitos de consumo consciente por parte da população. "Diante desse cenário, a Agência reforça a importância da adoção de hábitos eficientes de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a economia doméstica e a sustentabilidade do setor elétrico", escreveu.
O que significa cada bandeira?
Bandeira verde: indica condições favoráveis de geração de energia, sem custos extras.
Bandeira amarela: aponta geração menos favorável, com custo moderado.
Bandeira vermelha, patamar 1: condições mais caras de geração, com custo alto.
Bandeira vermelha, patamar 2: utilizado em situações críticas com maior acionamento de termelétricas.
Em casos excepcionais, a Aneel pode acionar as bandeiras extraordinárias, como aconteceu na crise hídrica de 2021.
O sistema de bandeiras foi implementado em 2015 pela Aneel; é uma ferramenta que permite que os consumidores acompanhem as condições de geração energética no país, mês a mês.


